Paginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Postando atrasado aqui, desculpem a falta com os post's......


Pessoal, até quem fim Sete Lagoas vai ter um Shopping Center... sua inalguração esta prevista para o mês de outubro de 2010. Finalmente vamos poder contar com lojas variadas e concorridas de BH, como vocês já devem saber.
Vamos as belas fotos tiradas em Sete Lagoas.


Abraços até mais...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Telefones Utéis

TELEFONES DE UTILIDADE PÚBLICA


Associação Comercial e Industrial (31) 3771-2345

Câmara de Dirigentes Lojistas (31) 3779-8800

Corpo de Bombeiros (31) 3773-0207

Delegacia Regional de Segurança Pública (31) 3774-2199

Diocese (31) 3773-2270

Embrapa (31) 3027-1100

Fórum (31) 3779-5900

Hospital Municipal (31) 3774-8668

Hospital Nossa Senhora das Graças (31) 2107-6000

Hospital Pronto-Atendimento Unimed (31) 3774-1000

Polícia Florestal (31) 3774-0004

Polícia Militar (31) 3779-4500

Polícia Rodoviária Federal (31) 3774-7038

Prefeitura Municipal (31) 3779-7000

Receita Estadual (31) 3774-1722

Receita Federal (31) 3774-4620

Rodoviária (31) 3773-1133

Superintendência Regional de Ensino (31) 3774-4277

UAI-SINE (31) 3773-5030

SELTUR (31) 3773-6465


______________________________________________________________________________

"SETE LAGOAS EM FOCO - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM SETE LAGOAS"

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MUSEU DOS FERROVIÁRIOS


Onde é o museu dos ferroviários era a Estação Ferroviária de Sete Lagoas. Localizado na Avenida Mucio Jose Reis, mais conhecida como Norte/Sul. Esta avenida esta sob o terreno onde percorria toda a extensão da linha de trem. Atualmente há alguns trechos de linha que cortam a nossa cidade, exemplo é próximo a entrada do bairro Cidade de Deus, não sei precisar se ela ainda é usada por alguma empresa.

Museu Ferroviário é um local bastante conservado, preserva em seu interior várias ferramentas e objetos de época. Na área externa encontram-se em exposição, um antigo vagão de passageiros da extinta RFFSA e duas pequenas locomotivas. Vale a pena dar uma passada para dar apreciar, visitem eu recomendo ;D.






Obrigado galera.... comentem e façam pedido de matérias...

domingo, 18 de julho de 2010

Paisagens - Fotos diversas

Demorou mas voltei a postar, e hoje vou fazer um post pequeno! Então vamos lá:

- Todos temos virtudes e talentos, devemos saber usar as duas coisas!

Assim como tudo tem seu lado positivo e o negativo. Não devemos nos esquecer do mais importante de tudo: “NA NATUREZA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA!”

Serra por do Sol - 02

Meu amigo Léo Malaquias, fazendo tirando foto e acabou sendo pego pela lente alheia.

SAPINHO MALANDRO..... =D

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ipê Roxo - Beleza natural

Aos menos desavisados, ou mesmo as pessoas do interior que não tem tanto acesso às informações sobre a entrada de uma nova estação do ano, a manifestação da flora ou de nossa fauna dá dicas de que estação do ano estamos vivendo. Será que ninguém notou que a cidade de Sete Lagoas se “enfeitou” de tons de roxo, em algumas de suas ruas e Avenidas. Tal beleza se deve a floração nada simplória do nosso ipê-roxo (Tabebuia avellanedae).
A referida espécie é nativa de quase todo o Brasil, vegetando principalmente no Cerrado e na Mata Atlântica e é comumente utilizada na arborização urbana, devido as suas características naturais, como floração abundante, raízes pouco agressivas, facilidade de cultivo, etc. A sua floração que se inicia em meados de junho estende-se até inicio de agosto, ou seja, em pleno inverno brasileiro, sendo a primeira espécie de ipê a manifestar a sua floração. A sua reprodução é por sementes, que germinam e crescem rapidamente. Além disso, as flores dos ipês são ótimos atrativos para os beija-flores.
O ipê-roxo é muito confundido com o estrangeiro ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), afinal de contas a tonalidade das suas flores é muito semelhante, mas é fácil diferir um do outro. O nosso ipê-roxo perde todas as folhas para florir, enquanto que no ipê-rosa, a folhagem é mantida durante o período de floração, além da diferença da época de floração (floresce no final do inverno).
Caso tenha interessado em plantar um ipê-roxo bem próximo de sua casa, para se deleitar com tamanha beleza, evite plantar em locais com fiação elétrica ou muito próximo das edificações, afinal de contas o ipê-roxo pode passar do 20m de altura.

Plante uma idéia. Cultive uma árvore !!!




Foto : residência proximo a Escola Estadual Prof. João Fernandino Jr.(Industrial)


Texto e fotografia:
Glênio Rodrigues Machado Técnico em Meio ambiente

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Momentos Parque da Cascata - Natureza


Hoje venho expor algumas fotos que retirei por esses meses, o foco vez como sempre é a Natureza e seus vários momentos de prazer.
Ao tirar cada foto posso transmitir a vocês parte da minha experiência, e mostrar ângulos da visão que às vezes não podem parar para ver.
Recomendo que pelo menos passem a conhecer este lado da nossa cidade.
O parque da Cascata, na Serra de Santa Helena, Sete Lagoas/MG, é um ponto turístico muito bonito e pouco procurado pelos moradores da cidade, graças a Deus alguém iluminou a cabeça dos membros da SELTUR, e eles reabriram o restaurante que existe no parque. As pontes e passagens estão sendo restauradas. Esta atitude já esta trazendo um crescente movimento de turistas no parque da Cascata. Mas como sempre há uma necessidade de verba para que os reparos continuem. Mas, a principio o post é para mostrar somente as coisas boas, posteriormente irei informá-los das necessidades existentes deste ponto turístico da nossa bela cidade. Algumas pessoas com experiência, se aventuram praticando o rapel na cascata.


Vamos ao meu banco de imagens. =D

Trilha da Cascata


Macaco Prego

Macaco Prego 2

Calango doido

Borboleta

Bem-ti-vi

Bem-ti-vi
Bem-ti-vi


Queda d'agua descendo para a cascataCascata

Eu fazendo RAPEL. xD


Essas são algumas das diversas imagens que tenho parar disponibilizar para vocês.
Abraços...

sábado, 3 de julho de 2010

Descaso com a Lagoa Boa Vista

Após um momento de reflexão resolvi postar sobre a nossa linda Lagoa do “Parque da Boa Vista” (in memoriam), nem todos conhecem a lagoa de 1994, cuja aparência era de dar inveja em muitas cidades, pois as paisagens que eram vistas aqui eram inspiradoras, agradáveis, e tranqüilas. Havia ali, "píer’s" em forma de setas, feitos de madeira, coloridos com cores vivas e alegres, onde alimentávamos os peixes com pipoca “Aritana”, fazendo a alegria de toda a criançada, acompanhada dos seus pais e amigos, todo mundo fazia isso aos finais de semana, tanto moradores da cidade quanto turistas/visitantes.
Tudo na nossa vida tem um início, meio e um fim. Mas, afinal até quando vamos conviver com o descaso com um “Patrimônio Publico”, a degradação toma conta, onde é que isso vai dar?
Gostaria que as autoridades competentes fizessem o seu papel sócio-ambiental e cultural, para que nosso patrimônio não se perca ao longo do tempo, e que não fique só na história.
Veja o vídeo e as fotos abaixo.





Algumas fotos da semana



Gostaria de agradecer as pessoas que trabalham no CAT-"Centro de Atendimento ao Turista", de Sete Lagoas, por me autorizar a tirar foto dos itens que ali se encontram.

Aos leitores,
Recomendo que passem a olhar mais para o interior do CAT, pois existem obras de varios artistas, artesanatos de altissima qualidade, e uma variedade enorme de objetos q todos nos adoramos.
Podemos encontrar quadros expostos com diversas cores e formas estampadas pelos artistas de nossa cidade.






Todos os dias, nos Setelagoanos(ou não), passamos em frente a esta praça, e como nossos dia são geralmente tão corridos que nem notamos a estatua do nosso grandioso Juscelino Kubitschek.



Você já parou pra notar nos detalhes da obra de art que é a estatua do JK no CAT ? pois é da proxima vez que passar por lá da uma olhadinha.



Que tal a lagoa Paulino? bom demais da conta, nossa cidade é muito bonita,continue acompanhando o blog e você vai se apaixonar pelas imagens.
Por agora vai ser só isso.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alguns Pontos Turisticos da Cidade

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, com um desnível de 30 metros, tem 235 metros de extensão e possui tres salões cujas pinturas rupestres, datam de seis mil anos e mostram predominância de figuras monocrômicas e de temática zoofórmica. Suas formações de estalagmite, que são cilíndricas com o diâmetro de aproximadamente 12 pés de altura, segundo os geólogos, são raras no mundo.

Nenhuma gruta brasileira tem em seu interior formações como essas. Diversos órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, participaram do projeto de preservação e aproveitamento turístico da Gruta. Projeto este que demorou mais de dois anos em sua execução. Foi um processo de urbanização e não, simplesmente um processo de acesso e iluminação. Os técnicos e cientistas que fizeram parte do projeto previram o que há de mais moderno em urbanização de grutas.

Na Grutinha, além de pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, foram encontradas soterradas, ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado. Nela encontra-se, ainda, uma réplica, em resina, do Xenorhinothericen Bahiense - a macraoquemia - animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos. O nome do local, se deve ao fato de ter sido ela habitada por um homem solitário, louro, forte e cabeludo, de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 30, que foi chamado de "Rei do Mato".


Lagoa Paulino

A Lagoa Paulino, localizada no centro de Sete Lagoas, faz parte do complexo turístico da cidade juntamente com outras seis: Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e da Chácara, tornando Sete Lagoas conhecida como a "Terra das Lagoas Encantadas".

Ao redor desta linda lagoa as pessoas fazem caminhada e se encontram, pois é rodeada de bares e lugares para diversão. Na Alameda Prefeito Euro Andrade, próximo à lagoa, é realizada uma feira de artesanato e comidas típicas. Ela acontece todas as sextas e sábados à noite.

Casarão - Centro Cultural Nhô Quim Drumond

O Centro de Preservação do Folclore, instalado no Casarão, uma construção do século XVIII, veio permitir que a cultura setelagoana seja preservada e é também um espaço destinado às manifestações sócio-culturais e à feira permanente de amostras. Ali,nos fundos, foi construído um anfiteatro com capacidade aproximada para 1.500 pessoas. Aqui se encontram registros do exuberante congado setelagoano, com suas mais de vinte guardas. Dentre essas, guardas fundadas há mais de 100 anos, e uma outra que tem como chefe atual o descendente direto de Chico Rei. Neste Casarão, do século XVIII, as tradições da música, dança e religiosidade mineira são mostradas com autenticidade e beleza.

Cat JK

Situado no centro da cidade, ao lado da Lagoa Paulino, sua construção lembra um pássaro alçando vôo. Tem, defronte, uma estátua de Juscelino cedida à Prefeitura pelo ex-prefeito Sérgio Emílio. O CAT JK - Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitschek, inaugurado em 12 de setembro de 1990, serve como ponto de orientação ao turista. Nele funciona uma feira permanente de amostra dos produtos artesanais e industriais do município. Também são expostas obras de artistas setelagoanos. É um espaço aberto eventos cívicos, culturais e esportivos. Assim, entidades públicas, educativas, empresariais de classe e clubes de serviço, têm um espaço para apresentações, solenidades e reuniões.

Serra de Santa Helena


A Serra de Santa Helena, também conhecida com serrinha, está localizada a noroeste e a 7 km do centro da cidade de Sete Lagoas. O ponto mais alto atinge cerca de 1.076 metros de altitude. Possui uma rampa para a prática de vôo livre, sendo a modalidade mais comum o paraglider. Em seu topo está a Igrejinha de Santa Helena e o cruzeiro, de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. Outro atrativo da serra é o Parque da Cascata, com restaurantes, quadras de esportes, estacionamento, e praia com lago artificial.


Religião

Igreja de Santa Helena


A igrejinha da Serra foi construída em 1852 pelo fazendeiro Antônia Lino de Avelar e situa-se à Serra de Santa Helena. Todos os anos, no primeiro domingo do mês de Maio é celebrada a festa de Santa Helena, ocasião em que a cidade recebe devotos e turistas. Nesse dia, os devotos e guardas de Congo e de Moçambique saem em procissão levando a bandeira rumo à capela.

Parque da Cascata

Além das Sete Lagoas que tornam a cidade um polo de atração turística, na Serra de Santa Helena, a quatro quilômetros do centro, está localizado o Parque da Cascata, numa área de 295 hectares de mata nativa, com reserva de fauna e flora, entremeada de trilhas românticas. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico do qual constou a implantação de um lago com 450 metros de diâmetro cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata há uma trilha cimentada que dá acesso a uma cascata com mirante, para que todos possam apreciar sua beleza. Neste local está sendo preservado um santuário ecológico.


Parque Náutico Boa Vista

Complexo poliesportivo, localizado na Lagoa da Boa Vista, no bairro do mesmo nome, que foi totalmente recuperada, recebendo nova figuração paisagística e ecológica. O Parque Náutico da Boa Vista ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e é dotado de toda a infra-estrutura necessária para atender cerca de 8 mil pessoas.

Projeto do arquiteto Gregório Repsold, o parque oferece campos de futebol, pista de bicicross, duas pistas de skate em concreto, quadra poliesportiva, pista de patins, um minizoológico com 20 viveiros, restaurante, três play-ground, quadras de vôlei e peteca, cinco ancoradouros para pedalinhos e barcos e uma ampla praça de eventos com palco.Sua pista de corrida para pedestres e ciclistas,tem 1.630 metros.

Todos os equipamentos do Parque Náutico, que envolveram recursos da ordem de Cr$ 250 milhões em 1.991, contam com rampas de acesso para deficientes físicos. Para transformar o local em ponto de lazer e turismo, foi necessário retirar 13 mil caminhõesde terra da lagoa que estava assoreada e tinha as margens tomadas pelo mato. O Parque Náutico da Boa Vista passou a ser palco de importantes eventos artísticos e esportivos do calendário de Sete Lagoas.

Museus

Museu do Ferroviário

O museu ferroviário preserva em seu interior várias ferramentas e objetos de época. Na área externa encontram-se em exposição, um antigo vagão de passageiros da extinta RFFSA e duas pequenas locomotivas.

Museu Histórico Municipal

"Ai está a centenária casa. Denominada Fazenda Velha situada à Praça de Santo Antônio, foi construída depois que a Capela de Santo Antônio foi elevada a Matriz. A sua construção foi posterior a 1.841 quando Sete Lagoas ainda era um arraial. Sua destinação para museu histórico é providência mui digna de apreço. Por certo constituirá mais um ponto de atração turística nessa próspera e hospitaleira cidade sertaneja". Dentro dessa destinação histórica, o Museu serve como uma importante fonte de pesquisa para quem quer conhecer a história de Sete Lagoas, possuindo um acervo de informações, muitas vezes, não encontrado em outro lugar algum da cidade.

ESPORTES

Prática de vôo livre

O voo-livre em Sete Lagoas é praticado na Serra de Santa Helena, o acesso é pavimentado até a rampa, que fica aproximadamente a 5 minutos do centro da cidade, tem um desnível em torno de 200 metros a 1000 metros do nível do mar, vento frontal predominante Leste, com opção também Oeste, porém sem acesso de resgate, proporciona clássicos vôos Lifts de frente para cidade, com várias opções de pousos, inclusive na própria rampa que permite pousos seguros sem a presença de rotores, as fortes térmicas permitem ótimas condições para cross country. Há possibilidade de decolagens simultâneas. Sendo de setembro a novembro a melhor época para a prática do esporte.

Futebol

O Estádio Joaquim Henrique Nogueira (ou Nogueirão), também chamado de Arena do Jacaré, é um estádio em Sete Lagoas, Minas Gerais com capacidade para vinte mil espectadores, desses vinte mil, dois mil sentados(cadeiras). O estádio recebeu esse nome pois foi o fazendeiro membro de umas das mais tradicionais famílias Joaquim Henrique Nogueira quem doou o terreno onde o estádio foi contruído. Possui quarenta e quatro banheiros, seis vestiários e dezenove cabines para imprensa.

Antigamente o Democrata usava o estádio José Duarte de Paiva com capacidade para 2 mil pessoas. Com a posse de Humberto Timo em 2003, o antigo sonho se tornou realidade. Hoje, o Democrata tem um dos melhores estádio do estado de Minas Gerais.

Foi inaugurado em 28 de janeiro de 2006 na vitória de 3x0 sobre o Atlético Mineiro.O primeiro gol foi marcado pelo jogador do Democrata, Paulo Cesar aos 15 minutos do primeiro tempo desde jogo. O Jogo com maior público foi Democrata Futebol Clube X Clube Atlético Mineiro, válido pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro de 2008 , o resultado deste jogo foi 1x0(Gol de Tuta) para o Democrata. O público foi de 20.500 pessoas.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Lagoas

História da Cidade

Quando da Febre do ouro, bandeirantes desbravavam o sertão. Por volta de 1667 chegam os primeiros europeus às terras da atual cidade, componentes da bandeira comandada por Fernão Dias, que se tornou o Governador das Esmeraldas. Dez anos depois, fernão já em idade avançada para a época, no auge de seus 60 anos, ainda queria descobrir esmeraldas para o Rei de Portugal. No trajeto de São Paulo até o Grão Mogol, instala-se nos arredores esperando encontrar alguma novidade de grande utilidade. Encontrou então, em um serrote das Sete Lagoas, um minério argentífero. Há indícios de que o serrote citado por alguns historiadores possa ser a Lapa do Chumbo, da Fazenda das Melancias e que foi pesquisada por vários mineralogistas da época, até mesmo pelo Dr. Teófilo Otoni, nome estreitamente ligado aos fatos que marcaram a vida desta comunidade nos primeiros lustros deste século.

Fernão Dias truxe consigo dois filhos: Garcia Paes que era filho legítimo e José Dias, seu filho natural e criado por si. Este, já cansado de tentar colocar o pai de volta ao seu objetivo inicial, revoltou-se e chefiou uma rebelião. Com a conspiração descoberta, Fernão Dias fez a sentença de que o chefe da rebelião teria que pagar com sua própria vida por seu ato corajoso. José Dias então foi enforcado à vista dos seus companheiros de expedição, que também foram expulsos da bandeira que tentaram prejudicar. Sem lugar, estes expedicionários deixaram o acampamento e vieram acampar às margens do Ribeirão Matadouro, na planície Setelagoana. A várzea do joão Corrêa foi o ponto em que a cidade começou, atualmente conhecido como Bairro da Várzea, o início da grande cidade.

Em 1681, é terminada a bandeira de D. Rodrigo de Castelo Branco, que foi assassinado em Sabará. O local hoje chamado de "Fidalgo", faz parte do município de Pedro Leopoldo e é parte dos componentes desta expedição. Composta de sertanistas e nativos, toma rumo às Sete Lagoas, alojando-se no povoado que nascia. Tribos nômades e pacíficas percorriam a região e sua interação com os novos moradores ocorreu com êxito e naturalidade. As uniões com índias tornou-se comun e fruto dessa união surgia novas famílias que se proloferavam com grande rapidez e respeito.

Em 1700, João Leite da Silva Ortiz, um típico representante da raça do sertanista paulista, filho e Estevão Raposo Bocarro com D. Maria de Abreu Pedroso Leme, sobrinha de Fernão Dias e tataraneta de Brás Cubas, veio para Minas. Os paulistas no século XVIII eram caracterizados pela instabilidade. Não permaneciam em um lugar apenas, estavam sempre à procura de novas e melhores faisquerias, aventuravam-se na procura de novos sertões. Caso típico de Jõao Leite da Silva Ortiz. Em Janeiro de 1711, conquistou a Sesmaria do Cercado. Em 8 de Fevereiro do mesmo ano, conquistou a de Sete Lagoas. Porém João Leite ficou durante poucos anos na posse de sua sesmaria das Sete Lagoas; deixou suas duas conquistas e voltou a São Paulo para organizar sua expedição a Goiás. A Sesmaria de Sete Lagoas foi concedida a Antônio Pinto de Magalhães.

Em 1820 começa o povoamento, quando foi construída a capela de Santo Antônio das Sete Lagoas, existente até os dias atuais e rodeada pela nova, grande e próspera cidade.

O distrito de Sete Lagoas deve sua criação à Lei provincial n.° 211, de 7 de abril de 1841. Em 24 de novembro de 1867, a Lei provincial n.° 1.395 criou o município, com território desmembrado do de Santa Luzia do Rio das Velhas, posteriormente Santa Luzia, ou ainda deste e dos de Sabará e Curvelo. Verificou-se a instalação a 27 de novembro de 1871.

Características geográficas
Área 541,142 km²
População 225.358 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 403,54 hab./km²
Altitude Média: 766,73 m
Clima Tropical de Altitude
Fuso horário UTC-3

Fonte:
Publicação retirada do Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_Lagoas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CAPUCCI

Republicação da carta da Familia Cappuci.
Meus amigos, esta publicação é para demostrar a nossa solidariedade com os nossos amigos.
PARA LER A CARTA BASTA ABRIR A IMAGEM...
Abraços

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Natureza Critica

“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...” Tempo Perdido – Renato Russo
Com essa palavras inicío este “post”. Gostaria que todas as pessoas paracem e analisassem como as suas vidas estão corridas, não temos tempo de parar para ouvir o canto de um passaro (quando tem um por perto), o nascer e o pôr do sol, a beleza da pequenas coisas, dos atos e atitudes das pessoas a nossa volta. A tendência é um crescimento acelerado para uma busca implacável pelo sucesso e sobre tudo por dinheiro.

Enfim, vamos ao ponto da questão, com essa vasta necessidade de crescimento passamos por cima de várias outras coisas, e uma delas é a natureza. Querendo ou não cada dia que passa sentimos mais a mudança climática em todo o mundo, isso é fruto da nossa ganância e compulsividade por produtos industrializados. Concluindo: a natureza não vai se recuperar da noite para o dia, se não começarmos com pequenos gestos a contribuir para a preservação da natureza uma hora a fonte natural vai secar e pelo visto não vai demorar.
Abraço a todos, Paulo Eduardo

sábado, 12 de junho de 2010

Paraglider






Este é uma breve abertura de um tema que será tratado com mais ênfase posteriormente. Saltos de Paraglider, o interessante e empolgante esporte é praticado por alguns moradores de Sete Lagoas. Contudo nossa cidade contem um bela paisagem tipicamente mineira, que atrai vários outros amantes deste esporte radical. Algumas das fotos prometidas aos meus amigos estão logo abaixo. As demais estarão disponíveis logo mais... obrigado pessoal. 
By Paulo Eduardo