A referida espécie é nativa de quase todo o Brasil, vegetando principalmente no Cerrado e na Mata Atlântica e é comumente utilizada na arborização urbana, devido as suas características naturais, como floração abundante, raízes pouco agressivas, facilidade de cultivo, etc. A sua floração que se inicia em meados de junho estende-se até inicio de agosto, ou seja, em pleno inverno brasileiro, sendo a primeira espécie de ipê a manifestar a sua floração. A sua reprodução é por sementes, que germinam e crescem rapidamente. Além disso, as flores dos ipês são ótimos atrativos para os beija-flores.
O ipê-roxo é muito confundido com o estrangeiro ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), afinal de contas a tonalidade das suas flores é muito semelhante, mas é fácil diferir um do outro. O nosso ipê-roxo perde todas as folhas para florir, enquanto que no ipê-rosa, a folhagem é mantida durante o período de floração, além da diferença da época de floração (floresce no final do inverno).
Caso tenha interessado em plantar um ipê-roxo bem próximo de sua casa, para se deleitar com tamanha beleza, evite plantar em locais com fiação elétrica ou muito próximo das edificações, afinal de contas o ipê-roxo pode passar do 20m de altura.
Plante uma idéia. Cultive uma árvore !!!
Foto : residência proximo a Escola Estadual Prof. João Fernandino Jr.(Industrial)
Texto e fotografia:
Glênio Rodrigues Machado Técnico em Meio ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse você também a sua participação. comente aqui o que você achou do artigo.